CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS

A Chapada dos Veadeiros é uma área com mais de 65mil hectares dos quais cerca de 60% fica em Cavalcante e 40% em Alto Paraíso e desde 2001 foi incluído na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

“O povoamento da região começou em torno de 1750, com a implantação da propriedade do Sr. Francisco de Almeida, chamada de Fazenda Veadeiros, onde atividades de pecuária e do cultivo de trigo e café se aglomeraram em pequena escala. Diversos viajantes passaram pelo local ao longa da história.” Ler mais na Wikipédia.

O acesso ao parque se dá pelo povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada asfaltada de 36 km. O Parque possuí algumas trilhas que são bem marcadas e não precisam de guia, porém para realizar as trilhas é necessário chegar antes do meio dia.
De São João até a portaria do parque a distância é de mais ou menos 1km, e na porta do parque existe um estacionamento terceirizado com preço único entorno de 10-15 reais (2017). A nossa dica é que vá andando do povoado, pois é uma caminhada tranquila ou tente uma carona, que também é bem fácil de conseguir.
Além das trilhas do parque, existem VÁRIOS outros passeios na região, todos ou quase todos pagos. Mais abaixo você pode conferir os pontos mais conhecidos.

O Parque é um ponto muito importante na preservação da fauna e flora, pois nele, em relação a fauna, existem cerca  de 50 espécies ameaçadas de extinção que vivem lá. Infelizmente devido ao asfalto, a alta velocidade dos veículos vem atropelando animais ao longo da estrada, como onças, por isso é muito importante dirigir com moderação nas estradas do entorno do parque.


O QUE FAZER | QUANDO IR | TURISMO | GASTRONOMIA
HOSPEDAGEM | CURIOSIDADES | FOTOS | DICAS | MAPA


O QUE FAZER

Como falamos ali em cima, além do Parque da Chapada dos Veadeiros que é um belíssimo passeio gratuito que pode ser dividido em dois dias, existem muuuuiiitoos outros pontos para conhecer, talvez seja impossível para se conhecer a chapada toda em uma só visita.

Existe uma travessia do Parque que é pouca divulgada, travessia Sete Quedas. Para realizar é preciso reservar com antecedência e dar uma estudada na trilha. Para mais infos, favor acessar o site: http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html

Existem vários passeios, por isso é bom se programar antes de ir, pois se chegar lá e for procurar o que fazer vai acabar ficando perdido. Ahn prepare o bolso também, pois praticamente todos os pontos turísticos são pagos, girando entorno de R$ 20,00 por pessoa (2017) o que para viajantes mochileiros pode ser uma decepção. 🙁
Mas, se não quiser desembolsar grana, o Parque em si já é um mega passeio, na nossa opinião foi um dos melhores passeios pela região.

Através do site guiaAltoParaiso.com.br é possível ficar por dentro dos eventos da cidade.
Ahn, vale lembrar que a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica localizada no povoado de São Jorge – GO.

VOLTAR AO MENU

QUANDO IR

O Clima da Chapada apresenta duas faces bem distintas ao longo do ano, uma época de seca, e uma época bastante chuvosa. Possui clima semi tropical de suave brisa, com temperatura média entre 21º e 22º C. A melhor época do ano para ir é entre maio e outubro, pois chove menos e a vegetação fica mais exuberante. O verão (outubro a abril) é um período de chuvas torrenciais.
Infelizmente casos de afogamento acontecem na região e não são divulgadas. Alguns são por conta de bebidas alcoólicas + cachoeira, outras por turistas que vão tirar self e escorregam e as vezes pela forças das águas. Por isso, tenha sempre MUITO cuidado pelos pontos turísticos.

VOLTAR AO MENU

TURISMO

CACHOEIRA ANJOS E ARCANJOS

CACHOEIRA ALMÉCEGAS I e II E SÃO BENTO

CACHOEIRA DAS LOQUINHAS

CACHOEIRA DOS CRISTAIS

CACHOEIRA DOS MACAQUINHOS

CATARATAS DOS COUROS

MORRO DA BALEIA

SERTÃO ZEN

VALE DA LUA

VOLTAR AO MENU

GASTRONOMIA

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros não possuí nenhum tipo serviço de alimentação, para conhecer a gastronomia da Chapada dos Veadeiros consulte as cidades próximas registradas aqui no site, tais como:

VOLTAR AO MENU

HOSPEDAGEM

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros não possuí hospedagem, para se hospedar na Chapada dos Veadeiros consulte as cidades próximas registradas aqui no site, tais como:

VOLTAR AO MENU

CURIOSIDADES

  • Muitas curiosidades envolvem a Chapada dos Veadeiros. Além de toda a natureza, é a área com maior luminosidade vista da órbita da terra, segundo pesquisa da NASA. Isso ocorre devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios. A região está localizada sob uma imensa placa de cristal de quartzo. Por isso, muitos místicos e esotéricos costumam buscar energia neste local, situado no paralelo 14, o mesmo que passa por Macchu Picchu, no Peru.
  • Estudiosos dizem que a região existe a pelo menos 1,4 bilhões de anos, abrigando uma das formações mais antigas do planeta. Algumas rochas encontradas no local têm mais de 200 milhões de anos. Por ser tão antiga e pela quantidade de nascentes – são mais de 2.000 cachoeiras catalogadas – a Chapada dos Veadeiros é conhecida como o “berço das águas”. As águas dos rios possuem uma cor castanha, por causa da grande concentração do óxido de ferro.
VOLTAR AO MENU

FOTOS

.
VOLTAR AO MENU

DICAS

  • Chegue antes de meio dia para poder fazer as trilhas do Parque.
  • Leve água ao fazer trilhas.
  • Todas as cachoeiras da região são pagas, exceto as do Parque.
  • Vale lembrar que a tão famosa Cachoeira de Santa Barbara não fica na Chapada dos Veadeiros, fica em Cavalcante e para realizar o passeio é OBRIGATÓRIO guia. É necessário se informar sobre isso, seja na Chapada, em Cavalcante ou qualquer cidade da região.
VOLTAR AO MENU

MAPA

VOLTAR AO MENU

Opa! Tem algo errado! Quero sugerir uma correção!

Eu gostaria de acrescentar uma informação!